Compus um livro que propõe formas de desenvolver também no computador os conteúidos de matemática trabalhados em sala de aula, no ensino básico. O que segue está no fôlder de divulgação.
Proposta: Inclusão da tecnologia computacional, através de modelos, no ensino-aprendizagem da matemática básica (1º e 2º graus).
Edição e Composição: Textos, Atividades de Matemática Básica para Diferentes Softwares, Planilhas, Tabelas e Quadros. O livro contém 174 quadros (quase todos coloridos) exemplificando o uso e o manejo da matemática de sala de aula no micro. O livro é composto por 168 páginas e foi impresso pela Gráfica Editora Porto Novo de Itapiranga, Santa Catarina.
Gênese e Concepção do livro Matemática Básica – Modelada e Informatizada
Pela participação em cursos oferecidos para os professores de Ciências Exatas e Tecnologias; pela observação do que acontece nas escolas da minha região; pelas conversas com colegas... ficaram evidentes muitas deficiências quanto à inclusão do computador nas aulas de matemática. Algumas constatações:
1. As escolas que dispõem de informática, usam-na para digitar textos, escrever slogans, operar o básico da máquina e pesquisar, na internet, temas sugeridos em aula, como “iluminismo”, por exemplo.
2. Na prática do ensino-prendizagem da matemática, o computador é ignorado.
3. Grande parcela de professores de matemática, não tem uma proposta (ou noção) de como a informática poderia ser introduzida nos conteúdos.
4. A informática direcionada ao ensino-aprendizagem da matemática é praticamente inexistente nos livros didáticos da área.
5. Existe uma vasta literatura teórico-filosófica que destaca a relevância e a necessidade urgente da inclusão das tecnologias nas aulas, porém, de prático e aplicável, existe pouco.
6. Existe uma dificuldade notória em (i) criar uma situação-problema para os diferentes modelos-matemáticos bem como em (ii) estabelecer um modelo matemático para uma situação-problema.
O contexto acima descrito levou-me a compor um projeto que, acredito eu, ajudará na inclusão do computador no ensino-aprendizagem da matemática básica (e em conhecimentos afins). O que proponho é uma sistematização do que faço em sala de aula, como professor de matemática. Daí a convicção que a proposta é viável, em maior ou menor grau, dependendo da turma, dos recursos da escola, da carga horária disponível e, principalmente, do “querer fazer” do professor. Por que a modelagem matemática foi incluída neste projeto? Para aprender a usar o micro nas aulas de matemática, a modelagem matemática é dispensável, porém, acredito que modelos reais, concretos permitem “visualizar” o conteúdo da matemática. Em decorrência o estudante poderá ponderar e criticar os resultados. O recurso pedagógico modelagem da matemática básica é uma proposta em segundo plano, do livro.
O título “Matemática Básica – Modelada e Informatizada” indica a metodologia pedagógica e a abrangência do livro. Do muito que poderia ser proposto, selecionei atividades de modos que quase todos os conteúdos de matemática do ensino básico fossem contemplados. A abrangência dada aos conteúdos teve como parâmetro a grade curricular de 2 aulas/semana de matemática no Ensino Médio e conseqüente seleção de conteúdos. O livro foi feito pensando na realidade das escolas públicas de Ensino Básico. Próximo a 75% das atividades do livro são mostradas no Microsoft Excel, por dois motivos: 1) (o principal) a riqueza do próprio programa; 2) por ser o programa acessível ou existente (quase sempre, o único) nas escolas. Os demais softwares estudados no livro podem abrir novos horizontes para o professor. O pacote Linux Educacional, existente em algumas escolas, também recebe espaço no livro.
Estou de volta
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário